29 de maio de 2011

NA VOLTA: AS REDES SOCIAIS


Quando foram criadas as redes sociais, se pensava principalmente em dar a população um meio de entretenimento onde se pudesse fazer e manter amizades. A maioria de seus usuários eram jovens entediados e/ou solitários em busca de novas idéias e experiências. Porém com o passar dos anos o crescimentos de tais redes proporcionaram algumas mudanças em seu funcionamento e em seus objetivos.

Conquistando cada vez mais a atenção da população, as redes sociais passaram a atuar como meio lucrativo. As grandes empresas viram a chance de aumentar seus lucros com o aumento da divulgação e das proporções atingidas por elas, como conseqüência disto criou-se uma nova profissão, o Analista de Mídias ou Analista de Redes Sociais.

Não existe faculdade ou curso que forme um profissional desta área, eles surgem das próprias redes e na maioria das vezes possuem entre dezoito e vinte e cinco anos de idade. Seu objetivo quando contratado e entrar nas redes e divulgar os produtos, idéias, projetos e/ou marcas de seus clientes, para que outras pessoas vejam e divulguem, aumentando-se o lucro.

Estima-se que 96% da Geração Y, conhecida também como Geração da internet que se refere aos nascidos apôs 1980, possuem pelo menos uma conta em alguma rede social e ao contrário da realidade de alguns anos atrás passam mais tempo online do que na frente da televisão.

Para se ter uma noção de como foi surpreendente e gigantesco o sucesso das redes sociais, foi feita uma pesquisa de quanto tempo se levou para os meios de comunicação atingiram cinquenta milhões de usuários. Entre os meios demorados está o rádio, que atingiu tal proporção apôs 38 anos da sua criação, seguido pela televisão e a internet que levaram cerca de vinte anos e quatro anos respectivamente. Uma das mais populares redes em todo o mundo, o Facebook conseguiu acumular duzentos milhões de usuários em apenas um ano de “vida” e na rede social twitter, muito acessada pelos jovens, são criadas cerca de três contas por segundo.

Muitos vêem nas redes sociais uma oportunidade de se alcançar o sucesso, seja com suas músicas, com seus textos, com seus vídeos ou com seu corpo. São muitos os exemplos de anônimos que conseguiram tal feito. Justin Bieber é hoje um dos cantores norte-americanos mais populares entre os jovens, mas o que muitos não sabem é que ele começou fazendo vídeos e publicando no Youtube, segundo maior mecanismo de busca do mundo.

Quando se fala em sucesso na internet não se pode deixar de citar Felipe Neto, um dos jovens mais influentes da atualidade que conquistou espaço também em outras mídias sociais. Tudo começou com a criação de vídeos publicados no site youtube, em que um personagem que levava seu próprio nome criticava figuras conhecidas e modinhas que considerava desnecessárias. Felipe neto ganhou um programa nas emissoras Globo e Multishow e recentemente lançou uma campanha online contra os impostos do nosso país que conseguiu mais de trezentos mil assinaturas em quarenta e oito horas.

Percebe-se que com o passar dos anos as redes sociais entraram em constante modificação e é impossível prever como estará e para o que será usada nos próximos anos, afinal o que era uma brincadeira de criança já virou coisa de gente grande.

12 comentários:

  1. As redes sociais podem tanto facilitar quanto complicar nossa vida!
    Bom exemplo o do Justin Bieber!
    Imagina só se a MTV descobre meu blog e resolve me contratar? HSUAHSAUHSAUHSA
    Brincadeira!
    Muito bom seu texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz de viver nessa "era de redes sociais" que me permitem ficar perto das pessoas que amo, mesmo estando longe fisicamente...mas claro que sempre devemos estar atentos para os perigos envolvidos, principalmente quando temos filhos...
    Gostei bastante do blog, se puder dê uma passadinha no meu:
    http://draclaudiabenevides.blogspot.com

    Bjos
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. já estou seguindo...
    ótimo blog!!
    se puder seguir...
    http://descemaisumarodada.blogspot.com/
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto. As redes sociais mudam a configuração das relações sociais, sendo uma realidade muitas vezes mais efetiva e com um poder de alcance e participação sem precedentes. Espero que continue a ser utilizada não somente para entreter, mas para informar, comunicar, criar, protestar e unir. E que isso não seja um meio de reclusão, mas de afirmação!

    ResponderExcluir
  5. Tenho pouquíssimas redes sociais, mas é uma coisa muito boa elas existirem !

    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir

  6. Gostaria de convidá-lo para participar do Top Parceiro.

    TOP PARCEIRO é um sistema de ranking MENSAL, de sites.

    O site mais votado pelos usuários durante o mês recebe R$100,00 em dinheiro!

    CADASTRE-SE GRÁTIS: TopParceiro.com

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a samara, as redes sociais viciam x.x

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha te seguido há muito tempo, mas hoje eu parei e prestei a atenção nesses textos.
    Cara, é verdade! E, sabe uma tendência muito forte? A blogosfera!
    Acredite! 42% dos adolescentes que têm redes sociais (qualquer) possui um blog.
    Po, eu queria trocar uma ideia contigo! Pode ser?
    Visite o blog www.indoverso.blogspot.com e veja se você gosta. Nossos blogs são parecidérrimos.
    Se você quiser, deixa um coments neste endereço que te dei, em qualquer postagem, com a sua resposta e seu msn! Abraços.

    ResponderExcluir