22 de novembro de 2010

Uma reportagem sobre o cuidado excessivo com o corpo.

Hoje em dia a maior parte dos jovens tem buscado algum tipo de exercício físico, desde um esporte a uma academia, para sentir bem diante do espelho. Mas em que ponto se pode considerar que essa busca se tornou uma obsessão? E que males ela pode desencadear?
Quando se começa uma atividade física é necessário que o jovem conheça seus limites, pois abusar da prática de exercícios pode lhe garantir o corpo perfeito, mas também um sério problema de saúde. Muitas vezes motivados a perder aqueles quilinhos que acreditam que possuem a mais, alguns jovens podem desencadear uma das doenças mais graves atualmente, a anorexia.
A pessoa é considerada anoréxica quando para de se alimentar e passa praticar excessivamente atividades físicas, acreditando que seu corpo esta fora do “padrão”. Na maioria das vezes o doente passa a ter alucinações e quando se olha no espelho se vê com mais quilos do que possui de fato. Hoje em dia a anorexia se tornou uma das doenças que mais mata em todo o mundo, e ainda, a que mais afeta os jovens.
Muitas vezes a Anorexia pode ser confundida com outro problema também muito conhecido e de grande gravidade, a bulimia. Neste caso é comum para quem sofre a doença se alimentar excessivamente, até mais do que uma pessoa considerada saudável, e logo depois movida por um sentimento de culpa, além de exagerar nos exercícios, provocar o vômito. É mais difícil para quem sofre de bulimia admitir que tenha a doença, para ela é simplesmente uma maneira mais fácil de perder peso, e também acredita que isso não a fará mal.
Os problemas encontrados na busca por um corpo perfeito, não são somente relacionados a dificuldades alimentares, um exemplo disso é o uso de anabolizantes. Se os problemas citados acima afetam principalmente as mulheres, nesse caso os maiores afetados são do sexo masculino. Com o desejo de conseguir músculos fortes e definidos, é comum muitos homens procurarem uma ajuda que vá além da atividade física. Os anabolizantes são procurados por muitos como uma maneira de obter mais rápido os resultados, mesmo que estes conheçam os perigos que ele traz a saúde. Um dos problemas mais comuns causados nos adolescentes é que compromete o desenvolvimento e pode causar maturação óssea.
Em todo caso, é extremamente importante que quando se vai começar a praticar um exercício físico, se procure um fisioterapeuta e uma nutricionista, e que se preste atenção, pois todos os três casos podem se desenvolvidos e agravados por influência de informações encontradas na internet e/ou revistas, e pra você que procura se exercitar para se sentir bem com seu corpo, vamos ter cuidado, ou podemos todos, nos tornar parte dessa triste realidade.

19 comentários:

  1. Muito bom o post, que sirva de alerta para nós jovens. As meninas tem essa mania de ficar magra a todo custo... ai da nisso, anorexia e bulimia =S
    E nós homens em ficar fortões... ai vem o mal dos anabolizantes. Legais mesmo é ter saúde =)

    Se puder retribuir:
    http://entendaque.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, os jovens devem ter cuidado com o corpo, praticar exercicios fisicos, para viver melhor...
    beijos

    ResponderExcluir
  3. www.preguicaalheia.blogspot.com

    Parabéns pelo blog.. show de bola.. entra no meu e se gostar pode seguir!!

    ps.: estou te seguindo!

    Abraço,
    P.A.
    _______________________________
    www.preguicaalheia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. eu vou pra academia, cuido do meu corpo e talz, mas não de uma maneira excessiva, não tomo bomba nem nada
    mais conheço muitos que fazem isso
    tem uma hora que chega a ficar feio, estranho, horrivel

    ParadiseMP3

    ResponderExcluir
  5. Eita falando nisso faz um bom tempo que não vou pra academia! vou preparar o despertador! kkkk
    Te seguindo ai
    http://medicinepractises.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Tudo que é em excesso peca e prejudica.
    O bombardeio de padrões é uma das causas mais evidentes...

    Belo post1


    ;D

    ResponderExcluir
  7. Ola... otimo blog... to seguindo ja... segue o meu tbm... brasss...
    http://cabocleudo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o post, a gente sempre ouve essas coisas mas mesmo assim acho que nunca é d+
    já passei por isso, sorte que me dei conta a tempo e antes que tivesse me prejudicado realmente... acho muito importante a divulgação desse assunto...

    Muito bom o blog, voltarei mais vezes ^^


    www.voandoporai.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu malho, mas tambem nada demais excessivo. Muito booom o blog.

    http://cadernodesophia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Tem que cuidar do corpo, mas nada de exageros!!! Tudo na medida é bom!!!!

    ResponderExcluir
  11. O texto ficou muito bom,é um assunto importante nos dias de hoje.Temos sim de nos cuidar mas com moderação e responsabilidade.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom e espero que alerte quem precisa :)

    []'s

    ResponderExcluir
  13. Tudo em demasia faz mal... Até mesmo os exercícios, parabens pelo blog.. conteudo muito bom, muito obrigado tambem pelo comentario.

    http://projetosdeumlouco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Acho que ter um blog significa ter um espaço para dividir com pessoas de todo lugar do mundo, coisas que gostamos, pelas quais nos apaixonamos, aquilo que move nossa alma e nosso coração. Você faz isso nmuito bem. Parabéns. Adorei o texto e o blog. Prometo voltar aqui.

    Quando possível visite o meu blog e diga-me o que achou.

    http://sabordaletra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. ôpa,.. muito boa essa reportagem, hein??
    Legal seu blog, to te seguindo!

    se puder, passa no meu??
    http://devaneios-meeus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Ótimo texto! Um grande alerta para as pessoas que atualmente colocam a estética acima de tudo sem perceber que podem causar danos ao organismo. A políticagem do corpo perfeito custe o que custar deveria ser sempre divulgada assim: com clareza e precisão.
    Perfeita colocação.

    ResponderExcluir
  17. Adorei! O meu post fala sobre algo parecido! Qualquer modo de obsessão seja pelo corpo ou por qualquer outra coisa é prejudicial!

    Igor, quando você comentar no meu blog, deixa o link pra mim adicionar? É mais fácil pra mim colocar no blog, ok???

    Beijos e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  18. Post muito bom, sempre fiz academia só que não com esse exesso todo e já vi varias vezes pessoas se drogrando para ter uma definição corporea melhor, sinceramente nunca achei graça.

    ResponderExcluir